23 de novembro de 2010

Quem foi Francis Bacon?

Nasceu em Londres a 22 de Janeiro de 1561 e faleceu a 9 de Abril de 1626, era filho de Sir Nicholas Bacon (Guarda do Grande Selo) e de Anna Cook. Foi a sua mãe uma das grandes influências na sua forma de pensar e na escrita, equilibrada pela família paterna, mais ligada ao mundo da corte. Dada a sua ascendência nobre, a partir dos 15 anos foi enviado para Cambridge, onde estudou Escolástica e Filosofia no Trinity College.
Assim que a sua formação terminou, em 1577, começou a trabalhar no meio diplomático, concretamente em França. Retornou pouco depois a Inglaterra, uma vez que a família passava por uma crise financeira, e iniciou a sua formação em Direito na Gray's Inn (onde leccionaria a partir de 1589). Concluiu a mesma em 1582 e dois anos depois foi deputado no Parlamento, seguindo-se a nomeação de Conselheiro da Coroa.
O seu papel foi menos brilhante nas circunstâncias que levaram o conde de Essex à morte: o conde tinha protegido Bacon quando as críticas à política de impostos da rainha Isabel I o retiraram da cena pública, tendo inclusivamente dado ao advogado uma propriedade com um palacete. No entanto Essex foi acusado de traição, de apoiar o rival escocês que pretendia ocupar o trono onde se sentava a rainha, e Bacon, depois de tentar em vão que Essex desistisse da sua simpatia, acusou-o e, consequentemente, o conde foi condenado à morte. Bacon foi depois conselheiro do rei Jaime I, que lhe deu o título de "Sir", de barão de Verulamo e de visconde de Saint Alban, foi Guarda do Grande Selo, Lorde Protector (1617) e, no seguinte ano, Lorde Chanceler. Com uma lealdade ao rei incontestável, acreditou no absolutismo monárquico, o que provocou uma onda de descontentamento por todo o reino, sobretudo no seio do Parlamento.
O Chanceler foi então acusado de receber presentes da parte de pessoas interessadas em processos litigiosos sobre os quais ele opinava, sendo demitido de todos os seus cargos em 1621 e preso na Torre de Londres. Faleceu cinco anos depois.

2 comentários: